Oscar 2013: Life of Pi

Com 11 indicações no total e presença nas principais categorias técnicas, Life of Pi é um dos filmes que prometem fazer bonito na próxima ...

Com 11 indicações no total e presença nas principais categorias técnicas, Life of Pi é um dos filmes que prometem fazer bonito na próxima cerimônia do Oscar. Na verdade, é um filme que faz bonito por si só, tendo uma história bastante sensível e efeitos visuais maravilhosos. É difícil não se emocionar! Para quem procura um espetáculo que só o cinema pode proporcionar, essa é a escolha certa.

  • Sinopse: Um jovem sobrevive a um acidente no mar e acaba sendo levado para uma jornada épica de aventura e descoberta. Como náufrago, ele cria uma inesperada conexão com o outro sobrevivente, um assustador tigre de bengala.
  • Estreia no Brasil: 21 de dezembro de 2012.
  • Duração: 127 minutos.
  • Leia aqui a resenha do Cinema de Novo!

Melhor Filme
  • Produtores: Gil Netter, Ang Lee e David Womark.
  • Life of Pi recebeu todas as indicações que interessam para um filme que está brigando de verdade por um prêmio na categoria mais esperada da noite. No entanto, o filme não foi lembrado em nenhuma das categorias de atuação e isso pode o prejudicar na disputa (os atores estão em maior quantidade entre os votantes). Quem estiver torcendo, pode cruzar os dedos e manter a esperança.

Melhor Direção: Ang Lee
  • Ang Lee já foi indicado por Wo hu cang long e recebeu o prêmio por Brokeback Mountain (filme posterior a Hulk). Ou seja, a Academia parece gostar dele! Sua presença em todos os prêmios relevantes também mostra que ele está no caminho certo. No Oscar, seu maior adversário deve ser Steven Spielberg e, pelo jeito, isso será constante durante a cerimônia.

Melhor Roteiro Adaptado: David Magee
  • Essa é a segunda indicação de David Magee, que também havia sido lembrado por seu trabalho em Finding Neverland. Eu diria que é bem complicado premiar um roteiro onde o personagem principal conversa com um tigre na maior parte do tempo, mas acredito que ele fez um bom trabalho em alternar a narrativa com outras histórias e evitar a monotonia.

Melhor Fotografia: Claudio Miranda
  • O nome pode até parecer brasileiro, mas Claudio Miranda na verdade é chileno (aliás, esse está sendo um ótimo ano para o Chile no Oscar). Ele já foi indicado anteriormente por seu trabalho em The Curious Case of Benjamin Button e parece ter uma boa harmonia com o pessoal dos efeitos visuais. Não sei bem como a Academia lida com esse equilíbrio entre o que é capturado pelas lentes e o que é criado pelo computador, mas eles parecem reconhecer o que Miranda é capaz de fazer.

Melhor Edição: Tim Squyres
  • Mais um em sua segunda indicação ao Oscar! Tim Squyres é um velho conhecido de Ang Lee e trabalhou em quase todos os filmes do diretor, inclusive Wo hu cang long, quando também foi indicado. Em um trabalho tão delicado como Life of Pi, coube a ele garantir a fluidez da história e manter a atenção do espectador. Para o bem de Squyres, espero que os votantes não tenham dormido durante a sessão!

Melhor Design: David Gropman e Anna Pinnock
  • Índia, Estados Unidos, fundo do mar. Trazer tantos lugares diferentes e dar uma unidade ao produto final foi a missão de David Gropman e Anna Pinnock. Ele foi indicado anteriormente por The Cider House Rules, enquanto ela já foi lebrada por Gosford Park e The Golden Compass; contudo, nenhum dos dois tem uma estatueta. Embora mereçam, os dois têm adversários igualmente bons e a disputa está indefinida.

Melhor Trilha Sonora Original: Mychael Danna
  • De origem canadense, Mychael Danna trouxe referências indianas para Life of Pi, mas não tornou o filme regional. Seu trabalho é discreto e entra facilmente em harmonia com o filme. Talvez isso diminua um pouco as suas chances, mas não as elimina. Essa é a primeira vez que ele é indicado (vejam só!), mas Danna também está presente na categoria abaixo.

Melhor Canção Original: Mychael Danna e Bombay Jayshree ("Pi's Lullaby")
  • Confesso que tenho certo preconceito com canções que aparecem nos créditos, mas Pi’s Lullaby se encaixa bem no conjunto da trilha sonora (afinal, é o mesmo compositor) e a voz de Bombay Jayshree é realmente linda. A princípio, Les Misérables e Skyfall são os favoritos nessa categoria, mas não podemos esquecer que o envelope ainda não foi aberto.

Melhor Mixagem de Som: Ron Bartlett, Doug Hemphill e Drew Kunin
  • Aqui temos um time interessante. Enquanto Ron Bartlett e Drew Kunin vivem o sonho da primeira indicação, Doug Hemphill já foi premiado por The Last of the Mohicans e recebeu outras sete lembranças da Academia. Eles não são os favoritos, mas é como eu disse acima: os envelopes ainda não foram abertos.

Melhor Edição de Som: Eugene Gearty e Philip Stockton
  • Eugene Gearty e Philip Stockton ganharam o prêmio no ano passado por Hugo e têm chances razoáveis nessa categoria, que está bem competitiva. Vamos combinar que, ao ter um único humano, é preciso caprichar no restante dos sons para garantir a credibilidade da história que está sendo contada.

  • Um dos aspectos mais marcantes de Life of Pi é justamente o uso do 3D. Feito e utilizado de maneira adequada, esse recurso proporciona maravilhas, transformando a exibição em uma experiência única. Além disso, temos pessoas interagindo com animais perigosos e um tigre passando boa parte do tempo em um barco. Vamos combinar que, se embarcamos nessa aventura, é porque esse time trabalhou muito bem.


Filme anterior: Les Misérables
Próximo filme: Lincoln

RELACIONADOS

0 recados