Oscar 2013: Les Misérables

Com oito indicações, Les Misérables poderia estar na lista dos grandes filmes da noite do Oscar. No entanto, o diretor Tom Hooper foi esq...

Com oito indicações, Les Misérables poderia estar na lista dos grandes filmes da noite do Oscar. No entanto, o diretor Tom Hooper foi esquecido e talvez a produção só possa estampar no cartaz alguns prêmios de consolação. Bom, não podemos esquecer que qualquer Oscar já representa uma vitória significativa, mas esse era um projeto tão grandioso que, imagino, as pessoas fantasiaram em fazer história.

  • Sinopse: Na França do século XIX, um homem procurado pela polícia depois de quebrar a liberdade condicional se compromete em cuidar da filha de uma operária de fábrica. A decisão muda a vida de todos os envolvidos para sempre.
  • Estreia no Brasil: 01 de fevereiro de 2013 (sim, hoje!).
  • Duração: 157 minutos.
  • Leia aqui a resenha do Cinema de Novo!

Melhor Filme
  • Produtores: Tim Bevan, Eric Fellner, Debra Hayward e Cameron Mackintosh.
  • Sem indicações para Melhor Direção e Melhor Edição, o filme perde muitos pontos na disputa. Obviamente, ainda está na corrida, mas vai ser difícil superar os concorrentes. A verdade é que, embora o apelo dos filmes de época tenha crescido nos últimos anos, apostar na França do século XIX sempre é algo meio arriscado. De qualquer maneira, o filme tem conquistado bons resultados nas bilheterias e isso é suficiente para deixar os produtores felizes.

Melhor Ator: Hugh Jackman
  • Por incrível que pareça, essa é a primeira indicação de Hugh Jackman para o Oscar. Carismático e versátil, ele interpreta e canta ao mesmo tempo, chamando bastante a atenção dos votantes. Por mais que a maior parte de seus papeis no cinema não seja muito digna da atenção da Academia, ele é bem conhecido por seu papel no teatro e é um ator que merece o reconhecimento. Assim, acredito que ele deva competir de igual para igual contra seu concorrente mais forte, Daniel Day-Lewis.
  • Próximos trabalhos: The Wolverine, Prisoners, X-Men: Days of Future Past e The Greatest Showman on Earth.

Melhor Atriz Coadjuvante: Anne Hathaway
  • A bela voz de Anne Hathaway foi uma constante nos trailers de Les Misérables. Ela emagreceu, cortou o cabelo e fez sacrifícios para o papel, o que é sempre considerado como um ponto a favor. Anteriormente, Anne havia sido indicada para Melhor Atriz por seu trabalho em Rachel Getting Married, mas não levou a estatueta. Agora, de todos os outros trabalhos indicados, nenhum tem o mesmo brilho que o seu e ela pode ser considerada a favorita. 
  • Próximo trabalho: Rio 2.

  • Transformar um livro em algo visual é sempre um desafio. Eve Stewart e Anna Lynch-Robinson, obviamente, podiam contar com os referenciais do musical, mas não sei se isso facilitou o trabalho. Eve está em sua terceira indicação, enquanto Anna vive as emoções da primeira. Os concorrentes são bons, mas elas tem grandes chances.

Melhor Figurino: Paco Delgado
  • Como eu disse anteriormente, a Academia adora vestidões e as barras sujas de Paco Delgado podem ter um apelo especial. Essa foi a primeira vez que ele trabalhou com um material tão repleto de exigências e consigo até imaginar a quantidade de referências em que ele precisou se afundar. De qualquer forma, o filme é um dos favoritos nessa categoria e merece ganhar pela escala em que tudo foi realizado.

Melhor Cabelo e Maquiagem: Lisa Westcott e Julie Dartnell

Melhor Canção Original: Alain Boublil, Claude-Michel Schönberg e Herbert Kretzmer ("Suddenly")
  • Criada especialmente para o filme, essa canção parece também ter sido feita para garantir mais uma indicação ao Oscar. Como o filme é baseado em um musical, as demais músicas não são originais e, portanto, não podem competir. Será que essa amostra vai premiar o conjunto? De qualquer forma, é uma bela canção e Hugh Jackman está perfeito nela.

Melhor Mixagem de Som: Andy Nelson, Mark Paterson e Simon Hayes
  • A mixagem de som feita em Les Misérables é um concorrente muito forte e, acredito, é também a favorita para o prêmio. Afinal, o filme está fazendo campanha para mostrar como os atores cantaram enquanto encenaram e de que modo os instrumentos foram adicionados, mantendo a qualidade de som. Vamos combinar que deve ter dado uma trabalheira e que o resultado é perfeitamente digno de um Oscar.


Filme anterior: Django Unchained
Próximo filme: Life of Pi

RELACIONADOS

1 recados

  1. Torna-se CLÁSSICO a obra que consegue traduzir a alma humana independente do tempo e espaço. Há 150 anos LES MISÉRABLES de Victor Hugo trata tanto da MISÉRIA e DEGRADAÇÃO quanto da NOBREZA e LEALDADE! Para refletir, amar e sair convicto da força que há em todos nós.

    ResponderExcluir