Oscar 2013: Skyfall

É complicado dizer que o filme mais recente de uma série tão longa é o melhor de todos, mas muitos arriscam dizer isso a respeito de Skyfal...

É complicado dizer que o filme mais recente de uma série tão longa é o melhor de todos, mas muitos arriscam dizer isso a respeito de Skyfall. A produção revolucionou a franquia, mudou alguns paradigmas e melhorou aquilo que já estava bom. Dá para pedir por mais? Bom, que tal torcer por um Oscar agora? James Bond não conquistava uma indicação desde 1981 e nunca conseguiu acumular cinco com um único filme. Não dá para negar que a série se superou com Skyfall. A propósito, a franquia recebeu apenas duas estatuetas, ambas por Melhores Efeitos Visuais. Os filmes premiados foram Thunderball e Goldfinger. Pois é, faz tempo!


Melhor Fotografia: Roger Deakins
  • Essa foi uma indicação surpreendente e importante. Por mais que as chances de vitória sejam pequenas, essa lembrança atesta a qualidade do filme e demonstra a confiança da Academia. Além disso, Roger Deakins está em sua décima indicação. Com quase 40 anos de carreira, ele nunca parou de aprender coisas diferentes e inovar. Já está na hora de ver esse trabalho verdadeiramente reconhecido.

Melhor Trilha Sonora Original: Thomas Newman
  • Unir temas tradicionais com ritmos mais atuais e, ao mesmo tempo, manter toda a elegância esperada de um agente do serviço secreto inglês. Thomas Newman está em sua 11ª indicação ao Oscar e continua tão em forma quanto na primeira. Embora seja ótimo ver esse trabalho finalmente ser premiado, essa talvez não seja a sua melhor trilha sonora. Fica para a próxima!

Melhor Canção Original: Adele, Paul Epworth ("Skyfall")
  • Se existe alguma música capaz de derrubar Les Misérables e “Suddenly”, essa é “Skyfall”. Por alguma razão, a Academia gosta de premiar músicos de sucesso no momento e o fato de Adele ser efetivamente talentosa apenas ajuda. A música aparece nos créditos do filme, combina com o personagem, é charmosa e conquistou tanto os fãs da série quanto o público em geral, que a colocou em paradas de sucesso. Será que é o suficiente? 

Melhor Mixagem de Som: Scott Millan, Greg P. Russell, Stuart Wilson

Melhor Edição de Som: Per Hallberg e Karen M. Baker
  • Per Hallberg e Karen M. Baker são veteranos nessa história de Oscar. Ele recebeu o prêmio por Braveheart e a dupla também ganhou por The Bourne Ultimatum. Ou seja, eles sabem escolher os barulhos certos. Talvez Skyfall não tenha cacife para concorrer com outros filmes mais badalados, mas não dá para negar que se trata de um trabalho de qualidade.


Filme anterior: Lincoln
Próximo filme: Silver Linings Playbook

RELACIONADOS

0 recados