Divagações: Parental Guidance

Comédias para a família costumam seguir o mesmo padrão, ter personagens bastante caricatos, fazer algumas piadinhas que fingem ser mais p...

Comédias para a família costumam seguir o mesmo padrão, ter personagens bastante caricatos, fazer algumas piadinhas que fingem ser mais pesadas do que efetivamente são e partir em busca de um final redentor. Pelos materiais de divulgação, Parental Guidance parecia ser exatamente isso – fique feliz, você não foi enganado dessa vez.

Os protagonistas do filme são os avós Artie e Diane Decker (Billy Crystal e Bette Midler). Os dois vivem uma vida feliz e distante dos netos; ele ama seu trabalho e ela recebe as amigas em casa para aulas de pole dance. Quando o genro Phil Simmons (Tom Everett Scott) precisa viajar para receber um importante prêmio, ele tem a ideia de levar sua mulher, Alice (Marisa Tomei), para alguns dias de paz e tranqüilidade. Assim, resta aos pais dela cuidarem das crianças por uma semana. São coisas simples, como levar para a escola, para o médico, para o curso de violino e para a casa de amiguinhos. O único detalhe é que eles precisam se adaptar a uma nova forma de educar crianças, bem diferente da que eles usaram com a pequena Alice.

Interpretados por Kyle Harrison Breitkopf, Joshua Rush e Bailee Madison, os filhos do casal não são grandes pestinhas, mas crianças com problemas típicos da idade (cada um tem o seu e isso acaba se transformando em muita coisa). Isso dá espaço para que a família pareça normal e os deslocados sejam apenas Artie e Diane. Eles precisam se desdobrar para dar conta de todo o trabalho, mas mesmo os pais já estavam sofrendo com esse excesso.

As piadas são criadas a partir das situações. Crianças querendo ir ao banheiro, entediadas durante um concerto, cheias de vontade de sair para brincar e completamente desesperadas por uma fatia de bolo (ok, isso não é muito normal). Inicialmente, somos apresentados à perspectiva dos avós e entendemos suas boas intenções, por mais que eles apresentem soluções um pouco forçadas. Com o tempo, ao lado dos protagonistas, entendemos a motivação das crianças e toda a estrutura daquela família.

Assim, quando chega o momento redentor, o público está pronto para ver cada uma daquelas três crianças enfrentando seus problemas. Elas aprenderam lições com os avós e também foram capazes de ensinar alguma coisa para os mais velhos, o que inclui os pais. Ou seja, as coisas ficam um pouco melosas e as pessoas mais sensíveis talvez cheguem a chorar no cinema. Nada que não possa ser facilmente esquecido logo que as luzes acenderem, claro.

A propósito, o clima continua nos créditos, com os principais nomes do elenco e da equipe sendo acompanhados por fotos com os familiares. Realmente, Parental Guidance é um filme para toda a família. Ninguém é melhor do que ninguém, métodos novos e antigos são capazes de encontrar alguma estranha harmonia. Na televisão da sala, em uma tarde de domingo, essa talvez seja uma opção interessante, especialmente para famílias com crianças.

Por que assistir a esse filme no cinema? É uma opção diferente em relação aos filmes infantis e todos podem se divertir com as piadas. Também é uma oportunidade para rever Billy Crystal e Bette Midler, embora eu não tenha muita certeza de quantas pessoas têm essa vontade. De qualquer forma, Parental Guidance não tem muitas pretensões e, simplesmente aparecendo, você pode acabar se divertindo.

RELACIONADOS

0 recados