Oscar 2013: Django Unchained
30.1.13
Quentin Tarantino tem uma relação estranha com a Academia. Obviamente, não é possível negar a qualidade de seu trabalho, mas os votantes não parecem gostar muito da violência e da linguagem que ele utiliza – justamente os elementos que o tornaram conhecido. Assim, Django Unchained foi lembrado em menos categorias do que deveria e não tem muitas esperanças em nenhuma delas.
- Sinopse: Com a ajuda de seu mentor, um escravo que se tornou um caçador de recompensas decide resgatar sua esposa das mãos de um cruel proprietário de terras do Mississipi.
- Estreia no Brasil: 18 de janeiro de 2013.
- Duração: 165 minutos.
- Leia aqui a resenha do Cinema de Novo!
Melhor Filme
- Produtores: Stacey Sher, Reginald Hudlin e Pilar Savone.
- Mesmo aparecendo entre os 50 melhores filmes de todos os tempos no IMDB (ao menos por enquanto), Django Unchained não concorre como favorito. A falta de uma indicação para Melhor Direção e Melhor Edição aponta que a aprovação não atinge todos os votantes e isso faz bastante diferença na categoria principal. No entanto, gostaria muito que o filme não saísse da festa com as mãos abanando.
Melhor Ator Coadjuvante: Christoph Waltz
- A carreira do austríaco Christoph Waltz nos Estados Unidos nunca teria ido para frente se não fosse sua presença marcante em Inglourious Basterds. Pelo jeito, Tarantino conseguiu repetir a mágica aqui, embora Philip Seymour Hoffman seja um grande adversário. Bom, ninguém espera ganhar todas!
- Próximos trabalhos: Epic, The Zero Theorem e Reykjavik.
Melhor Roteiro Original: Quentin Tarantino
- Esse ano, a categoria de Melhor Roteiro Original está menos concorrida que a de Melhor Roteiro Adaptado. Quentin Tarantino já ganhou por Pulp Fiction, mas vamos combinar que 18 anos é um intervalo razoável. Além disso, o texto Inglourious Basterds perdeu justamente para Mark Boal e The Hurt Locker. Talvez esse seja o momento de corrigir essa questão.
Melhor Fotografia: Robert Richardson
- Robert Richardson ganhou no ano passado com Hugo. Desde 1987, ele vem alternando indicações e prêmios, de modo que essa talvez não seja a sua vez de levar uma estatueta para casa. De qualquer forma, ele é muito competente, merece o reconhecimento e ainda tem chances (não vamos nos ater a superstições, certo?).
Melhor Edição de Som: Wylie Stateman
- Como coordenador da equipe de edição de som, Wylie Stateman chegou a sua sexta indicação. Acho que já está na hora dele ganhar! Embora não seja o meu favorito nessa categoria, ele tem um conjunto que vale a pena ser analisado e os votantes não podem alegar que não conhecem mais sobre seu trabalho.
Filme anterior: Beasts of the Southern Wild
Próximo filme: Les Misérables
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