Sherlock Holmes: literatura, filmes, cachimbos... e Robert Downey Jr.

O “verdadeiro” Sherlock Holmes não era um sabe-tudo pernóstico e empertigado. Tinha vícios, manias e obsessões. É hora de uma nova versão do...

O “verdadeiro” Sherlock Holmes não era um sabe-tudo pernóstico e empertigado. Tinha vícios, manias e obsessões. É hora de uma nova versão do maior dos detetives – simultaneamente mais fiel ao original e mais contemporâneo. Um bad boy como Robert Downey Jr.

Quem assistiu às versões cinematográficas mais populares de Sherlock Holmes, jamais imaginaria que nos livros ele era um cheirador contumaz; um briguento, frequentador das maiores bocas de Londres; um ignorante irreprimível, que desprezava arte, política e toda ciência que não auxiliasse sua investigação.

Vai ver por isso é que Holmes esteja afastado há tanto tempo da tela grande.

A solução é ser mais fiel ao anti-herói de Conan Doyle; e ser mais fiel à Londres do Século 19; e totalmente fiel ao mundo em que vivemos, quase na segunda década do século 21.

Para enfrentar este desafio, se reuniram um time de bad boys convictos: Joel Silver, Guy Ritchie e Robert Downey Jr.

Silver, o melhor produtor de filmes de ação de Hollywood, já era o responsável pelo melhor filme no caminho de volta de Downey ao estrelato: Kiss Kiss Bang Bang, de 2005. Ritchie, faixa marrom de jiu-jitsu e ex-marido de Madonna, é o melhor diretor inglês de policiais. Robert Downey Jr., claro, é o garoto perdido de Hollywood que escapou por pouco da sarjeta e deu uma histórica volta por cima como Tony Stark, em O Homem de Ferro.


Dez coisas não tão elementares sobre Sherlock Holmes

- A famosa frase: "Elementar, meu caro Watson", na verdade, nunca foi dita por Holmes. O ator e diretor William Gillette (1853-1937) que a difundiu quando interpretou o detetive em peça homônima, em 1989.

- Sherlock Holmes não foi adaptado apenas para o teatro, o personagem protagonizou 15 filmes, 5 séries de TV e uma infinidade de programas de rádio (principalmente na Europa).

- O britânico Basil Rathbone foi um dos primeiros atores a personificar Holmes no cinema, na década de 40. Seu sucessor mais bem-sucedido, até agora, foi o compatriota Jeremy Brett, que encarnou o detetive na década de 80, principalmente, em séries de TV.

- São consideradas canônicas, ou seja, válidas para a cronologia e história oficial o personagem, quatro romances e 56 histórias curtas (contos) escritas por Arthur Conan Doyle.

- Porém, mesmo dentro daquilo considerado oficial, as informações mostradas por Arthur nas publicações são, algumas vezes, contraditórias. Existem diversas discussões a cerca dos temas, sendo as principais delas referentes: a origem da relação entre Holmes e seu arqui-inimigo Professor Moriarty; o que realmente aconteceu durante o "Grande Hiato", tempo que Doyle ficou sem publicar as histórias do detetive (1917 a 1921), dado como morto em "O Problema Final", momento este que corresponde dentro da história do personagem ao período dos anos de 1891 a 1894; ao matrimônio (ou não) do Dr. Watson; e até mesmo a que se refere o "H" do, sempre abreviado, ao nome do personagem John H. Watson.

- Até mesmo a Rússia tinha sua versão de Sherlock, na década de 70, o ator Vasily Borisovich Livano interpretou o investigador em mais de 10 filmes, entre a foice, o martelo e o cachimbo.

- No final do século 19, algumas drogas não eram proibidas como são hoje. Dessa maneira, Holmes fazia abertamente uso de cocaína e morfina, tirando claro, o tabaco. Que, por incrível que pareça, era mais consumido em suas histórias na forma de cigarro ou charutos do que no tradicional cachimbo.

- Embora muita gente não saiba, Sherlock tem um irmão mais velho, Mycroft, que trabalha para o governo britânico e, segundo o próprio Holmes: "é mais brilhante e tem um senso de dedução e observação muitas vezes superior ao seu".

- Sherlock também fez algumas pontas, nos quadrinhos. Teve sua própria tira diária em um jornal inglês na década de 50 e uma edição da sua própria revista em quadrinhos, lançada em setembro de 1975, pela DC Comics. Além disso, o detetive já apareceu como personagem na primeira história da Liga Extraordinária, de Alan Moore, e na edição #11 de Planetary, de Warren Ellis. Holmes já fez, até mesmo, um pequeno "crossover" com o Batman, na edição de aniversário de 50 anos da Detective Comics.

- Alguns dos investigadores fictícios mais famosos do mundo, nasceram na mesma época que Holmes. Mas, de todos os detetives criados no finalzinho do século 19, como Àrsene Lupin e Kogoro Akechi, apenas Sherlock atingiu popularidade em escala mundial.


Nove coisas que você não sabia sobre Robert Downey Jr.

- Foi amigo de infância do DJ e cantor Moby.

- Atuou no teatro quando adolescente em papéis sempre cômicos, pois era considerado baixinho e feio.

- Nos anos 80 viveu com Sarah Jessica Parker por sete anos.

- Aparece nos videoclipes de “I Want Love”, de Elton John, e “Burn”, da banda de rock industrial Nine Inch Nails.

- Ano passado foi eleito pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

- Durante as filmagens de O Solista contracenou com figurantes desabrigados e viciados que foram seus companheiros de prisão.

- Participou da vídeo-instalação de arte moderna “Pietà”, como Cristo.

- Confessou que pinta o cabelo grisalho e afirmou que, se não malhar, corre o risco de se transformar no irmão de Jabba, the Hutt (o vilão balofo e monstruoso de Star Wars – O Retorno de Jedi).

- Por causa de sua ficha criminal, está proibido de entrar no Japão.

RELACIONADOS

0 recados