Entrevista: Peter Jackson

Peter Jackson Estou cobrindo para o Brasil. Brasil? Ok... Para um site chamado Omelete. Omelete? Isso parece legal, parece gostoso. Você ...


Estou cobrindo para o Brasil.
Brasil? Ok...

Para um site chamado Omelete.
Omelete? Isso parece legal, parece gostoso.

Você já esteve no Brasil?
Infelizmente não, mas eu adoraria.

Eu poderia ficar um tempão falando de viagens e coisas assim, mas acho melhor pularmos direto para o filme.
Sim.

Eu falei com todos os atores hoje e foi unânime a opinião deles sobre o seu entusiasmo pueril, que é contagioso quando você está no set fazendo um filme.
Certo, certo.

É difícil manter essa energia alta todos os dias, quando se trabalha em jornadas tão longas?
Não é difícil porque é algo natural, eu acho. Quer dizer, não é uma performance que eu estou fazendo. Sabe, eu faço filmes porque eu amo fazer filmes. Eu me considero o cara mais sortudo do mundo. Eu posso fazer aquilo que sonhei fazer quando era criança. Aquilo era meu hobby – fazer filmes nos fins de semana, no meu tempo livre. E hoje eu posso fazer isso como carreira. Então eu simplesmente me considero a pessoa mais sortuda do mundo.

Qual foi a parte mais difícil de editar nesse filme?
Editar o filme? Bom, a edição não é particularmente difícil, ela faz parte do processo criativo. Eu sempre penso que não existe isso de filme perfeito. Não existe a situação "Paremos de trabalhar porque atingimos 100% de perfeição", porque qualquer filme vai melhorar quanto mais tempo você trabalhar nele. Quanto mais tempo você tem, a criação simplesmente vai continuar e continuar. Então, basicamente, nós ficamos editando um filme até que alguém venha e leve ele embora da gente. Ele é confiscado pelo estúdio porque eles precisam lançá-lo. Então, a edição não é difícil. Editar é uma parte bem divertida do processo. As pessoas não percebem quanta criatividade pode acontecer durante a edição de um filme.

Todos os filmes perdem cenas, têm cenas excluídas, e você é conhecido por esses DVDs extensos. O DVD de Um Olhar do Paraíso vai ter muitas cenas extras que não entraram no filme?
Não tem tanta filmagem extra, temos uma cena ou outra. E eu acho que nunca coloquei nenhuma cena como parte de uma versão estendida. Porque o filme tem um equilíbrio tão fino, é uma peça tão cuidadosamente estruturada que, diferentemente de outros filmes que eu fiz, qualquer cena extra iria estragar o equilíbrio. Eu fico feliz de, no DVD, ter uma seção de cenas excluídas, para que as pessoas possam olhar as coisas que filmamos e não usamos. Mas eu não reconstruiria o filme de maneira diferente porque, para mim, o filme que estamos lançando é o resultado final e eu ficaria preocupado com o que adicionar mais coisas faria com ele, para ser sincero.

Queria te perguntar agora qual é a situação do Blu-ray de O Senhor dos Anéis?
Isso fica mudando. Eu não sou a melhor pessoa para responder isso, acredite ou não, porque eu não estou encarregado do Blu-ray. Eu acredito que está previsto para alguma época do ano que vem. Eles ficam mudando a data, eu não sei por que, mas... Eu vi o Blu-ray, eles mostraram para que eu aprovasse. Vi o filme e fica fantástico em Blu-ray, mas eu não sei a data.

E ainda está sendo separado como o Blu-ray da versão de cinema e, mais para a frente, um Blu-ray de versão estendida?
Eu acho que sim. Novamente, não tenho 100% de certeza. Bom, eu poderia facilmente descobrir para você, mas eu acho que vamos só fazer a versão de cinema primeiro, mas não tenho 100% de certeza.

Eu queria te perguntar... Obviamente você está escrevendo O Hobbit agora, e estão falando que o filme pode estrear – as duas partes podem ser lançadas no Natal de 2011 e Natal de 2012. É isso mesmo? Quais são os dois anos que vocês estão prevendo para os lançamentos dos filmes?
Nada mudou, pelo que eu saiba. Alguém escreve alguma coisa na Internet e aí acontece um monte de besteiras. É estranho. É melhor não acreditar em tudo que você lê na Internet. Nossa meta era entregarmos o roteiro e pensamos em começar a filmar por abril. E agora, estava escrito numa entrevista, que vamos começar a filmar em junho, então agora as pessoas estão dizendo que os filmes vão atrasar. Mas até onde eu sei, eles não vão atrasar de maneira alguma. Mas eu nem sei quando vamos começar a filmar. Vamos entregar os roteiros logo depois do Natal, quando terminarmos de escrevê-los. E vamos começar a filmar assim que possível. Sabe, mas precisamos de um espaço de tempo para terminar a pré-produção.

Então você acredita que em dezembro de 2011 a primeira parte estará nos cinemas?
Nesse momento, esse é o plano, sim.

Ok, eu tenho que encerrar com você. Eu poderia te perguntar um milhão de coisas, muito obrigado pelo seu tempo hoje.

Fonte: omelete

RELACIONADOS

0 recados