Livros: Welles

A coleção Movie Icons , da Taschen , possui lugar garantido no meu coração. São livros bonitos, bem acabados e repletos de fotos sobre pe...

A coleção Movie Icons, da Taschen, possui lugar garantido no meu coração. São livros bonitos, bem acabados e repletos de fotos sobre pessoas lindas, talentosas e glamorosas. Pode parecer futilidade (e é!), mas ela tem uma aura de “esses eram os bons tempos” da qual é difícil de escapar totalmente.

Escrito por F. X. Feeney e Paul Duncan, Welles é mais um volume dessa série, que se encaixa melhor com atores que com diretores. O motivo é fácil de compreender: com a exceção de uma breve introdução, todo o restante do conteúdo é formado por fotos, legendas e breves citações, que tentam acrescentar alguma informação extra sobre aquele momento na vida da pessoa retratada ou do filme em que ela trabalhava. 

No caso desse volume em especial, eu questiono a escolha de Orson Welles. Embora ele tenha um grande número de trabalhos como ator – e fosse muito bom nisso –, é impossível negar que sua maior influência seja como cineasta. Como nem ao menos o livro consegue esconder isso, a sensação que fica é de que algo muito importante está faltando. Logo no começo, fica claro o fato de que ele possui uma personalidade muito complexa para ser retratada em uma obra tão breve. Por não esconder esse fato, Welles merece um voto de confiança. 

Obviamente, o livro tem muitas páginas dedicadas a Citizen Kane e o filme é mencionado com frequência (se você ainda não assistiu, corra para a locadora e resolva essa situação!). No entanto, faço um alerta: como é padrão da editora, a edição que li estava em três línguas que, nesse caso, eram italiano, espanhol e português. Contudo, os títulos se referiam aos adotados em Portugal e isso pode causar algumas confusões. Ou seja, recomendo ao leitor que consulte os nomes originais dos filmes.

De qualquer modo, o objetivo de Welles é ser um bom livro para uma mesa de centro e ele consegue isso. Sem dúvida, essas 192 páginas poderão deixar suas visitas impressionadas com relação ao seu impressionante conhecimento sobre cinema, ainda que haja uma quantidade muito pequena de informações relevantes impressas.

Assim sendo, se você é um grande admirador, encontre seu ídolo na coleção Movie Icons e seja feliz. Eu mesma tenho em casa A. Hepburn e Eastwood, já devidamente mencionados no Cinema de Novo. No entanto, não recomendo esses livros para quem deseja conhecer mais a fundo sobre cinema ou sobre a vida de uma determinada pessoa. Esses são belos livros de fotos, bem acabados e com uma impressão impecável. Coisa de fã apaixonado!

RELACIONADOS

0 recados