O Melhor do Milênio (até agora): Oldboy

Como essa postagem é agendada, ainda não vi o remake de Oldboy dirigido por Spike Lee . De qualquer forma, não acredito que ela seja capa...

Como essa postagem é agendada, ainda não vi o remake de Oldboy dirigido por Spike Lee. De qualquer forma, não acredito que ela seja capaz de diminuir os méritos dessa versão, realizada em coreano pelo diretor Chan-wook Park, praticamente um especialista em vinganças e tramas misteriosas.

Nesse caso, Dae-Su Oh (Min-sik Choi) foi misteriosamente sequestrado e mantido cativo por 15 anos. Após ser solto, ele tenta rever sua filha, mas sabe que não poderá voltar a viver normalmente. Para completar, recebe a missão de encontrar o homem que fez isso com ele em cinco dias – algo que vai de encontro ao seu desejo de vingança.

Bom construído, o filme lida com a passagem de tempo de uma forma eficiente e consegue fazer o espectador embarcar. Ao mesmo tempo, o visual é tão marcado que o material original – uma história em quadrinhos – parece ainda estar presente. Tentando equilibrar o absurdo da premissa e do visual com as perguntas existencialistas levantadas, o filme funciona de uma forma fantástica.

Uma narrativa original e verdadeiramente humana não é algo que se vê todo dia. Por mais que possa parecer muito diferente, Oldboy trata de temas universais, como identidade pessoal, autoconhecimento, amor, família, sexualidade, violência, raiva... Tudo isso a partir de uma premissa extrema e com bons personagens. Não precisa pedir mais nada. 

Data de lançamento: 2003 
Direção: Chan-wook Park 
Principais nomes do elenco: Min-sik Choi, Ji-tae Yu, Hye-jeong Kang, Jin-seo Yoon e Dal-su Oh 
Duração: 120 min 

RELACIONADOS

0 recados