O Melhor do Milênio (até agora): Black Swan

É claro que Black Swan não é um filme único (que o diga Perfect Blue ), mas é preciso admitir que ele é bem diferente do que estamos aco...

É claro que Black Swan não é um filme único (que o diga Perfect Blue), mas é preciso admitir que ele é bem diferente do que estamos acostumados. Só para começar, a protagonista é uma mulher de verdade – e não um papel masculino adaptado, como muitas vezes acontece. Depois, boa parte do desenvolvimento da história acontece no íntimo dela, com aspectos psicológicos sendo bem explorados.

Basicamente, a história acompanha uma bailarina chamada Nina Sayers (Natalie Portman) que ganha o papel principal em O Lago dos Cisnes. Ela é perfeita para o lado mais delicado do papel, mas encontra muitas dificuldades com o aspecto mais sombrio, algo que sua nova colega Lily (Mila Kunis) parece dominar bem.

Enquanto a protagonista tem dificuldades em lidar com a pressão que suas novas responsabilidades trouxeram, o diretor Darren Aronofsky nos leva sutilmente para uma jornada mais íntima e violenta. Embora continue lindo, o balé nunca foi representado de uma forma tão cruel.

Claro que nada disso seria possível sem um grande elenco. Natalie Portman ganhou um Oscar pelo papel, Mila Kunis foi levada para o estrelato e todos os demais atores saíram ganhando. Além disso, quem teve a oportunidade de assistir no cinema não pode esquecer o filme assim tão fácil: com músicas primorosas e uma edição caprichada, Black Swan é uma experiência cinematográfica da melhor qualidade.

Data de lançamento: 2010
Direção: Darren Aronofsky
Principais nomes do elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Barbara Hershey e Winona Ryder
Duração: 108 min

Leia a resenha de Black Swan no Cinema de Novo!

RELACIONADOS

0 recados