O Melhor do Milênio (até agora): Le fabuleux destin d'Amélie Poulain

Ao mesmo tempo em que algumas pessoas vão torcer o nariz para essa escolha, outras vão dizer que Le fabuleux destin d'Amélie Poulain ...

Ao mesmo tempo em que algumas pessoas vão torcer o nariz para essa escolha, outras vão dizer que Le fabuleux destin d'Amélie Poulain é seu filme favorito. Por mais que ele tenha se espalhado através de citações em gifs animados, isso não muda o fato de que se trata de uma obra cheia de esperança e amor – e quem não quer essas coisas em sua vida?

Amélie Poulain (Audrey Tautou) é uma moça um tanto quanto inocente e ingênua que vive em Paris. Com um senso muito próprio de justiça, ela decide ajudar as pessoas próximas e, ao longo do caminho, acaba descobrindo o amor.

Com um cenário maravilhoso, cores saturadas, penteados em estilo retrô e falado em francês, o filme já tinha grandes chances de funcionar. Ao invés de colocar esses elementos em um drama ou em um romance aguado, contudo, o diretor Jean-Pierre Jeunet optou por algo mais leve e com uma narrativa cativante. O filme é tão marcante que Audrey Tautou foi levada ao estrelato, mas nunca conseguiu se livrar completamente do papel.

Curiosamente, no lugar de apresentar ações, os personagens mais observam que efetivamente fazem alguma coisa. De certa forma, o filme é sobre um mundo vazio e sem conteúdo, onde uma jovem que não deixa de fazer parte disso tudo resolve mudar um pouco as coisas. Ou seja, é algo que você poderia estar fazendo nesse exato momento.

Data de lançamento: 2001
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Duração: 122 min

RELACIONADOS

0 recados