O Melhor do Milênio (até agora): El Secreto de Sus Ojos

Por mais que não seja um dos meus filmes favoritos, El Secreto de Sus Ojos está nessa lista para representar todo o cinema argentina – e...

Por mais que não seja um dos meus filmes favoritos, El Secreto de Sus Ojos está nessa lista para representar todo o cinema argentina – e as conquistas dos últimos anos. Valorizando a sensibilidade e a qualidade de seus atores, o país conseguiu reconhecimento mundial com seu próprio tipo de narrativa e dramaticidade.

O filme conta a história de um assistente jurídico aposentado (Ricardo Darín) que está escrevendo um livro. O objetivo da obra dele é lidar com dois fantasmas do passado: um misterioso caso de homicídio que ficou sem solução e a história de amor mal resolvida entre ele e sua superior, Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil).

De forma muito hábil, o diretor Juan José Campanella nos conduz com calma por essas histórias de trabalhos, repartições públicas, tiroteios, viagens, livros e romances. Tudo isso poderia estar acontecendo na sua cidade e há uma universalidade inegável na trama, por mais que os personagens e as situações estejam enraizados na cultura local.

Talvez o segredo do filme esteja justamente nessa simplicidade que ele não esconde. O protagonista é um homem comum apaixonado por uma mulher incrível, idealizada por ele mesmo. Ele tem um emprego como qualquer outro e se esforça para melhorar de vida. Mesmo assim, no final das contas, ele não consegue parar de pensar no que poderia ter sido se um pequeno detalhe fosse diferente. E quem não é assim?

Data de lançamento: 2009
Duração: 129 min

RELACIONADOS

0 recados