O Melhor do Milênio (até agora): El Laberinto del Fauno

El Laberinto del Fauno entrou tão facilmente no meu inconsciente que fica difícil acreditar que esse filme tem apenas sete anos. Parece ...

El Laberinto del Fauno entrou tão facilmente no meu inconsciente que fica difícil acreditar que esse filme tem apenas sete anos. Parece que ele fez parte da minha infância! Ao mesmo tempo, o filme lida com assuntos pesados e tem um aspecto assustador. Como será que ele consegue juntar tudo isso em uma obra delicada?

A história se passa na Espanha fascista de 1944, ou seja, durante a II Guerra Mundial. Enteada de um cruel oficial do exército, Ofelia (Ivana Baquero) é uma menina de 11 anos que adora livros e acaba mergulhando em um mundo de fantasia estranho, mas cativante.

A partir desse ponto de vista inteligente – mas ainda inocente –, o cineasta Guillermo del Toro faz a sua mágica (nesse que é seu melhor filme até hoje). O público mergulha com a protagonista em seus devaneios e sofre com a violência mostrada sem dó. Afinal, a realidade é tão cruel que contamina até o mundo criado por uma menina sonhadora. Seguindo essa mesma lógica, as criaturas não são bonitas, mas é impossível deixar de olhar para elas.

Assim, por mais que os elementos retratados não representem diretamente algo ‘da vida real’, eles adquirem significados próprios. O visual do filme é arrebatador – além da maquiagem, reparem nos cenários e figurinos impecáveis – como o de um sonho muito realista e perturbante. Mesmo assim, dá vontade de voltar para aquele mundo.

Data de lançamento: 2006
Direção: Guillermo del Toro
Duração: 118 min

RELACIONADOS

0 recados