O Melhor do Milênio (até agora): Hotel Rwanda

Enfim chegamos a esse que, provavelmente, é o título mais triste da lista. Hotel Rwanda é baseado em fatos reais e nada felizes. Portant...

Enfim chegamos a esse que, provavelmente, é o título mais triste da lista. Hotel Rwanda é baseado em fatos reais e nada felizes. Portanto, trata-se de um filme que mostra muitas imagens chocantes e que nos fazem questionar a própria humanidade. Ao mesmo tempo, como não deixar de se impressionar por essas histórias de amor pela vida?

O ponto de vista adotado pelo filme é o de Paul Rusesabagina (Don Cheadle). Ele é o gerente de um hotel que acaba abrigando mais de mil refugiados Tutsi durante a luta deles contra a milícia Hutu (a propósito, o protagonista é um Hutu casado com uma Tutsi). O evento, que caracterizou um verdadeiro genocídio, aconteceu entre abril e julho de 1994, ou seja, há menos de 20 anos.

Enquanto as pessoas comuns prestaram pouca atenção ao que ocorria no país africano, a vida desse homem mudou para sempre. A produção segue esse olhar discreto e quieto enquanto ele luta para fazer o que considera ser o certo. Rusesabagina viu coisas chocantes e, com esse filme, apenas podemos ter uma noção do que aconteceu. 

O principal mérito do filme, obviamente, é conseguir envolver emocionalmente seus espectadores. Hotel Rwanda, contudo, também representou uma oportunidade para um elenco negro ter destaque nos cinemas. Acreditem ou não, isso ainda é visto como um ‘acontecimento raro’.

Data de lançamento: 2004
Direção: Terry George
Duração: 121 min

RELACIONADOS

0 recados