Livros: Harry Potter Page to Screen: The Complete Filmmaking Journey

Não é segredo que eu adoro a série Harry Potter . Assim, acho até que demorei demais para ler Harry Potter Page to Screen: The Complete Fi...

Não é segredo que eu adoro a série Harry Potter. Assim, acho até que demorei demais para ler Harry Potter Page to Screen: The Complete Filmmaking Journey (e ainda mais para contar sobre essa experiência por aqui).

Com 540 páginas, o livro publicado pela HarperCollins tenta equilibrar muita informação com o maior número possível de imagens das adaptações dos livros de J. K. Rowling para o cinema. Acompanhado por capa dura e um papel de qualidade razoável para esse tipo de livro (já vi melhores e piores), esse é um daqueles exemplares que só consigo ler sentada (eu sou aquela pessoa que costuma ler em pé no ônibus).

Escrito por Bob McCabeHarry Potter Page to Screen conta com o apoio de uma série extensa de entrevistas feitas ao longo de toda a produção da série com pessoas do elenco, diretores, produtores, designers, figurinistas, técnicos de efeitos especiais e outros membros da equipe. A ideia é trazer um panorama geral sobre como cada aspecto do livro foi adaptado para o cinema, de modo que foi realizada uma divisão em três partes.

A primeira é The Making of Harry Potter, que trata sobre o processo de filmagem dos sete filmes, tratados separadamente. Vemos como foram os momentos iniciais de negociação e como foi realmente possível levar os filmes para a tela. O produtor David Heyman, obviamente, é a estrela de toda esse segmento.

Já The Art of Harry Potter explora as escolhas para cada personagem, locação, criatura e objeto. Aqui, os fãs podem se deliciar com informações sobre caracterização, mudanças realizadas ao longo dos filmes e todo o tipo de detalhes que foram criados exclusivamente para eles. Há um ar enciclopédico, mas ele é beneficiado pelo estilo leve do autor. Como já vi os extras dos DVDs e Blu-Rays, muitas informações se mostraram repetitivas para mim, mas acho válido como um registro impresso de toda a parte criativa da franquia.

Tudo isso, claro, é acompanhado por uma diagramação caprichada e condizente com o visual da série como um todo. Há diversas fotos dos filmes, mas também inúmeros desenhos feitos na fase de pré-produção e fotografias de detalhes (as máscaras dos Death Eaters são surpreendentes).

Por fim, Harry Potter Page to Screen: The Complete Filmmaking Journey se encerra com um epílogo destinado a arrancar lágrimas dos fãs mais ardorosos. É um encerramento digno para uma obra (literalmente) de peso.

Divagações:
Harry Potter and the Philosopher’s Stone
Harry Potter and the Chamber of Secrets
Harry Potter and the Prisoner of Azkaban
Harry Potter and the Goblet of Fire
Harry Potter and the Order of the Phoenix
Harry Potter and the Half-Blood Prince
Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 1
Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2

RELACIONADOS

0 recados