Perfil dos indicados: Morgan Freeman - Invictus

Porque vai ganhar: Porque ele é Morgan Freeman . O homem que já foi Deus, um presidente dos Estados Unidos e agora é líder da Nação Arco-Ír...

Porque vai ganhar: Porque ele é Morgan Freeman. O homem que já foi Deus, um presidente dos Estados Unidos e agora é líder da Nação Arco-Íris. Basta pensar como o discurso desse vencedor iria soar autoritário. Fazendo justiça, ele é incrível como Nelson Mandela, encarna o evangelho do presidente sul-africano e preenche o papel com pequenos pormenores e um sotaque aparentemente arrancado do sol escaldante das ruas da Cidade do Cabo. Ou seja, não é nenhuma surpresa, ele ter sido escolhido a dedo para o papel pelo próprio Mandela. Também não é nenhuma surpresa se a Academia o querer honrar com um prêmio de Melhor Ator para ficar na estante, ao lado de seu prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por Million Dollar Baby.

Porque não vai ganhar: O Oscar adora pessoas reais: cinco dos últimos nove prêmios de Melhor Ator tem recompensado retratos da vida real. Assim, será que Nelson Mandela irá tomar o seu lugar ao lado de Harvey Milk, Wladyslaw Szpilman, Ray Charles, Truman Capote e Idi Amin? Possivelmente não. Apesar de o papel ser tão digno e de Freeman estar tão bem nele, Invictus é apenas um Eastwood em nível médio e tem sido evitado pelos prêmios dos críticos até agora, fato que conta contra ele. Mesmo com toda sua importância e com seu pé em círculos da Academia que podem lhe dar alguma vantagem sobre alguém como Firth, por exemplo, Freeman ainda é uma carta fora do baralho.

RELACIONADOS

0 recados