Guia de Férias: Documentário + Contemporâneo

Embora o conceito de ‘temáticas contemporâneas’ seja relativamente vago, decidi reunir aqui alguns documentários que questionam fortemente a...

Embora o conceito de ‘temáticas contemporâneas’ seja relativamente vago, decidi reunir aqui alguns documentários que questionam fortemente aspectos da nossa sociedade e que podem nos fazer repensar comportamentos e conivências históricas. Aqui, temos o lado mais crítico e polêmico do cinema atual.

1. Hot Girls Wanted

O tabu da pornografia – e da escolha de quem decide trabalhar com isso – é visto aqui a partir do cotidiano, o que pode dar um aspecto banal, mas também traz certo cinismo.


2. Blackfish

O poder de um filme está muito bem expresso aqui. A polêmica levantada gerou comoção sobre um assunto que não estava exatamente esquecido e provocou mudanças empresariais.


3. The Look of Silence

Um dos mais importantes documentaristas da atualidade resolve falar sobre genocídio. E é terrível que esse ainda seja um tema contemporâneo.


4. Cartel Land

A luta contra as drogas na fronteira entre Estados Unidos e México é vista a partir de dois pontos de vista, provocando a polícia, os políticos, os traficantes e até os vigilantes.

  • Título no Brasil: Cartel Land
  • Direção: Matthew Heineman
  • Roteiro: Matthew Heineman
  • Principais entrevistados: Tim Nailer Foley, José Manuel 'El Doctor' Mireles
  • Sinopse: Um mexicano organiza uma revolta contra um cartel de drogas que provoca confusão na região há anos. Do outro lado da fronteira, um veterano do exército lidera um grupo paramilitar para evitar que os conflitos do México entrem em território estadunidense.
  • Duração: 100 minutos

5. The Hunting Ground

A violência sexual dentro das universidades ganhou notoriedade nos últimos anos, mas é um assunto que deveria estar presente há muito tempo – e em todo o mundo.


Continue acompanhando o Guia de Férias no Cinema de Novo.

RELACIONADOS

0 recados