Guia de Férias: Ficção Científica + Drama
30.12.16Acima das fantasias, dos encontros com alienígenas e das aventuras espaciais, o grande apelo da ficção científica continua sendo a forma como seus protagonistas humanos lidam com os elementos que os cercam. Ou seja, nada mais natural que fazermos um bocado de drama – mesmo no espaço.
Colocar uma pessoa para viver sozinha em Marte é fascinante (se ela consegue, claro), mas também é solitário, desafiador e frustrante. Por mais que essa seja uma história cara para ser contada, ela é bastante simples em sua essência.
- Título no Brasil: Perdido em Marte
- Direção: Ridley Scott
- Roteiro: Drew Goddard
- Principais nomes do elenco: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig, Jeff Daniels, Michael Peña
- Sinopse: Durante a evacuação de uma missão científica a Marte, Mark Watney (Damon) é dado como morto e deixado sozinho no planeta. Porém, o astronauta sobrevive – só que as perspectivas não são positivas, com suprimentos escassos em um planeta hostil.
- Duração: 144 minutos
- Leia a resenha no Cinema de Novo!
2. Interstellar
A ideia aqui é imaginar o próximo grande capítulo da história da humanidade. Algumas pessoas podem se perder em meio ao excesso de personagens e tramas, mas o objetivo maior é mesmo montar um quadro. Isso sem contar que o filme é impecável tecnicamente.
- Título no Brasil: Interestelar
- Direção: Christopher Nolan
- Roteiro: Christopher Nolan, Jonathan Nolan
- Principais nomes do elenco: Matthew McConaughey, John Lithgow, David Oyelowo, Anne Hathaway, Wes Bentley
- Sinopse: Em um futuro devastado pela escassez de recursos naturais, o fazendeiro e piloto Cooper (McConaughey) tenta criar seus filhos após a morte da esposa. Instigado por estranhos acontecimentos, ele descobre os últimos resquícios de um programa espacial.
- Duração: 169 minutos
- Leia a resenha no Cinema de Novo!
3. Snowpiercer
É bom ver um filme passado na Terra de vez em quando! Nesse caso, nossa sociedade sofre as consequências das mudanças climáticas e cria uma estranha versão de si mesma dentro de um trem. É bizarro de ver, mas faz uma provocação interessante.
- Título no Brasil: Expresso do Amanhã
- Direção: Joon-ho Bong
- Roteiro: Joon-ho Bong, Kelly Masterson
- Principais nomes do elenco: Chris Evans, Ed Harris, John Hurt, Tilda Swinton, Jamie Bell
- Sinopse: Para resolver o aquecimento global, a humanidade optou por um resfriamento que deu errado. Os sobreviventes estão em um gigantesco trem que se transformou em uma mini sociedade forçadamente dividida em classes: quanto mais para a frente, mais privilégios.
- Duração: 126 minutos
- Leia a resenha no Cinema de Novo!
4. Gravity
Esse filme quase não tem história, mas ele é maravilhoso visualmente e funciona bem se você tem uma aparelhagem de fazer inveja à vizinhança. Claro que o melhor mesmo era ter ido assistir nos cinemas, mas a experiência continua válida.
- Título no Brasil: Gravidade
- Direção: Alfonso Cuarón
- Roteiro: Alfonso Cuarón, Jonás Cuarón
- Principais nomes do elenco: Sandra Bullock, George Clooney, Ed Harris, Orto Ignatiussen, Phaldut Sharma
- Sinopse: Durante um processo de rotina em um telescópio espacial, Ryan Stone (Bullock) e Matt Kowalsky (Clooney) se deparam com uma chuva de fragmentos que destrói o ônibus espacial que transportava a dupla e os deixa à deriva no meio do espaço.
- Duração: 91 minutos
- Leia a resenha no Cinema de Novo!
5. The Lobster
Tudo sobre esse filme parece bizarro, mas quem reúne coragem para conferir acaba sendo maravilhado. Para completar, essa é uma daquelas obras que cria uma situação que ecoa gravemente algo que já existe em nosso mundo.
- Título no Brasil: A Lagosta
- Direção: Yorgos Lanthimos
- Roteiro: Yorgos Lanthimos, Efthymis Filippou
- Principais nomes do elenco: Colin Farrell, Rachel Weisz, John C. Reilly, Ben Whishaw, Léa Seydoux
- Sinopse: Em um futuro próximo e distópico, as pessoas solteiras são obrigadas por lei a arrumar um parceiro em 45 dias. A penalidade para quem não consegue envolve a transformação em uma besta e o exílio.
- Duração: 119 minutos
Continue acompanhando o Guia de Férias no Cinema de Novo.
P.S.: Feliz Ano Novo!
0 recados