Guia de Férias: Drama + Histórico
29.12.16As produções abaixo têm muito em comum com os dramas de temas contemporâneos, mas devemos acrescentar a dificuldade em trazer à tona uma época diferente da nossa e torná-la crível. Além disso, é preciso considerar as questões levantadas não apenas em relação ao ano em que a história se passa, mas também a quando o filme foi feito.
A humanidade ainda não está em paz com os acontecimentos da 2ª Guerra Mundial. Talvez seja bom que esse dia nunca chegue. Afinal, precisamos nos manter sensíveis a histórias como essa para continuarmos a sermos seres humanos.
- Título no Brasil: O Filho de Saul
- Direção: László Nemes
- Roteiro: László Nemes, Clara Royer
- Principais nomes do elenco: Géza Röhrig, Levente Molnár, Urs Rechn, Gergö Farkas, Balázs Farkas
- Sinopse: Saul Ausländer (Röhrig) é um judeu húngaro forçado a trabalhar nos crematórios de Auschwitz. Ao se deparar com o corpo de um menino que acredita ser seu filho, ele decide que dará um enterro digno a criança, mesmo que tenha que arriscar sua própria vida.
- Duração: 107 minutos
- Leia a resenha no Cinema de Novo!
2. Suffragette
A luta das mulheres pela igualdade, tão em voga atualmente na grande mídia, começou a incomodar a sociedade com a exigência do direito de voto. Hoje, pode parecer uma questão estranha, mas participar de decisões ainda é uma impossibilidade para muitas.
- Título no Brasil: As Sufragistas
- Direção: Sarah Gavron
- Roteiro: Abi Morgan
- Principais nomes do elenco: Carey Mulligan, Anne-Marie Duff, Romola Garai, Helena Bonham Carter, Meryl Streep
- Sinopse: A entrada de Maud Watts (Mulligan) no movimento organizado (e clandestino) das mulheres que lutam pelo direito de voto na Inglaterra dos anos 1920. Ela trabalha em uma lavanderia e seu mundo até então se resumia à labuta e à família.
- Duração: 106 minutos
- Leia a resenha no Cinema de Novo!
3. Selma
Aqui temos mais uma história de luta por igualdade – e ela também é motivada pelo direito ao voto. A democracia não é o sistema perfeito, mas é um dos poucos que pode ser aprimorado. Mesmo assim, isso envolve muito sofrimento e luta.
- Título no Brasil: Selma: Uma Luta pela Igualdade
- Direção: Ava DuVernay
- Roteiro: Paul Webb
- Principais nomes do elenco: David Oyelowo, Carmen Ejogo, Oprah Winfrey, Tom Wilkinson, André Holland
- Sinopse: Nos anos 1960, a comunidade negra já havia conquistado o direito de voto, mas ele não funcionava na prática. No Alabama, o líder Martin Luther King Jr. (Oyelowo) resolveu tomar esse ponto como uma prioridade, organizando uma marcha de Selma a Montgomery.
- Duração: 128 minutos
- Leia a resenha no Cinema de Novo!
4. 12 Years a Slave
Esse é o drama de um único homem. As fontes da história são questionáveis, mas a verdade é que não é tão difícil acreditar no que aconteceu. Mais uma vez, um filme levanta a necessidade de questionarmos crenças e comportamentos.
- Título no Brasil: 12 Anos de Escravidão
- Direção: Steve McQueen
- Roteiro: John Ridley
- Principais nomes do elenco: Chiwetel Ejiofor, Benedict Cumberbatch, Michael Fassbender, Lupita Nyong'o, Adepero Oduye
- Sinopse: Solomon Northup (Ejiofor) era um negro nascido livre que vivia em paz com sua família até ser sequestrado por comerciantes de escravos. Ele passa por fazendas de algodão, onde trabalha muito e presencia inúmeras crueldades.
- Duração: 134 minutos
- Leia a resenha no Cinema de Novo!
5. Macbeth
A tradicional história do teatro foi levada mais uma vez ao cinema. Apoiado por um visual impecável e atuações magistrais, esse filme é uma obra de arte que segue viva porque continuaremos a valorizar a ambição e a sentir culpa por causa dela.
- Título no Brasil: Macbeth: Ambição e Guerra
- Direção: Justin Kurzel
- Roteiro: Todd Louiso, Jacob Koskoff, Michael Lesslie
- Principais nomes do elenco: Michael Fassbender, Marion Cotillard, Paddy Considine, David Thewlis, Sean Harris
- Sinopse: Após uma terrível batalha, Macbeth (Fassbender) recebe a profecia de que, um dia, será o rei da Escócia. Tomado pela ambição e influenciado por sua esposa (Cotillard), ele se deixa levar pela profecia e começa a sofrer as consequências de seus atos.
- Duração: 113 minutos
- Leia a resenha no Cinema de Novo!
Continue acompanhando o Guia de Férias no Cinema de Novo.
0 recados